7 cuidados que temos que ter com a nossa pele

Os cuidados com a pele é algo que não devemos deixar passar. Aliás, para ter uma pele saudável o ideal é sempre seguir uma rotina exemplar de cuidados diários, excluir alimentos desnecessários do seu cardápio, também é uma boa opção para manter a pele saudável.



Cuidados diários com a pele (Foto: Reprodução/ FreePik)


Leia mais: Os procedimentos estéticos mais procurados pelas celebridades

1 – Identificar seu tipo de pele

Antes de gastar rios de dinheiros, o ideal é identificar quais tipos de peles que estamos trabalhando. Pois, existem diversos produtos para cada tipo de pele, e o uso inadequado deles podem acarretar na desidratação e na falta de nutrientes existentes na pele.

Tipos de pele:

Normal: 

A pele considerada normal, é aquela que sua textura é saudável e macia. Que produz uma quantidade de gordura aceitável, sem muito brilho ou ressecamento. Normalmente os poros são pequenos ou invisíveis.

Oleosa: 

A pele oleosa por produzir uma quantidade maior que o normal de sebo, tem seu aspecto extremante brilhoso e espesso. O excesso de sol, o estresse e alimentos com um teor elevado de gordura, também contribui na oleosidade da pele. A pele gordurosa é considerada um dos fatores que ajuda na produção de acnes e cravos, pois pelo excesso de oleosidade na pele deixam os poros mais dilatados.

Seca:

Por falta de água no organismo, a pele seca se caracteriza por ser a mais ressecada e propicia à vermelhidão e a descamação. Também tem a tendência de aderir pequenas linhas e fissuras. A pele seca pode ser adquirida por fatores genéticos ou hormonais, menopausa e problemas na tireoides. Incluindo também os problemas ambientais, tempo frio e seco, o vento e radiação ultravioleta, banhos quentes e longos também podem ser um dos fatores.

Mista: 

Se caracteriza pelo aspecto oleoso e poros dilatados na “zona T” (testa, nariz e queixo), apresentando acnes e cravos nessa região. E tendo também pele seca nas bochechas e nas extremidades.

2- Higienização

Higienização da pele (Foto: Reprodução / FreePik)


A higienização da pele é algo que tem que se tomar muito cuidado, a água utilizada no banho não é suficiente para eliminar todas as impurezas que a pele é exposta. A falta da higienização ajuda com que ela fique mais oleosa, com aspecto feio e que envelheça mais precocemente.

O mais adequado é utilizar sabonete adequado para seu tipo de pele, porém tem que ser realizado todos os dias, lembrando sempre tirar todo o produto.

3 – Cuidados com a remoção da maquiagem

Todo mundo adora uma maquiagem, mas o ideal é não deixa-la por muito tempo na pele. Pois, a não remoção da maquiagem do rosto, pode ocasionar obstrução dos poros e assim, provocando espinhas, cravos, oleosidade e marcas de expressão.

O adequado é sempre fazer a remoção da maquiagem com produtos próprios, antes de fazer a limpeza com sabonetes.

Para achar o produto ideal, verifique primeiro sua composição. Se sua pele é oleosa, evite produtos que contém óleo em sua composição. Assim, se sua pele é mais seca procure usar produtos a base de óleos para não deixa-la tão seca.

4 – Tônicos faciais

Limpeza Tônica (Foto: Reprodução/ FreePik)


O uso dos tônicos faciais é um pouco restrito para cada tipo de pele. Pois, os tônicos são mais eficientes em tipos oleosas. Ele ajuda em uma limpeza mais aprofundada, assim alcançando lugares que uma limpeza comum não chega.

Entretanto, não é recomendado em peles secas, pois seu uso constante pode causar mais ressecamento na pele.

5 – Esfoliação de pele

A esfoliação na pele é ótima para quem possui uma do tipo oleosa, porém não é recomendado para quem tem o tipo seca. A esfoliação remove as peles mortas, fazendo com que produza células novas e na produção do colágeno.

O uso pode ser feita no máximo duas vezes por semana, mas isso leva muito em conta quais tipos de produtos estão sendo utilizados na pele. Existem alguns tipos de intensidade de esfoliação alguns são mais abrasivos que outros, mais todos levam em consideração o tipo de pele que será utilizado.

6 – Uso do protetor solar

O uso do protetor solar é algo que tem que ser constante. Raios ultravioletas emitidos pelo sol, são capazes de danificar as células da pele causando manchas, envelhecimento precoce e até câncer de pele.

A pele do rosto é a mais sensível do corpo, por isso precisa de um cuidado mais redobrado. As luzes artificias também podem prejudicar a pele, por isso é recomendável o uso do protetor dentro de casa.

7 – Cuidados com a hidratação diária

A hidratação da pele, deve ser algo constante, visto que representa a proteção da derme. Pois uma pele hidratada identifica uma boa saúde.

Há produtos próprios para hidratação que tem que ser utilizados diariamente, logo após a higienização da pele. Além disso, é possível hidrata-la através do consumo de água. Ainda mais, é recomendável ingerir 2 litros de água por dia, porém isso vai por pessoa de acordo com a sua necessidade.

Por fim, uma rotina com a pele é algo que pode ser começado desde cedo, não há uma idade certa para começar. Pois, os cuidados com a pele não é só estética, mas por saúde também.

Por: Andreza Soares 

Imagem em destaque: Cuidados com a pele. (Foto: Reprodução/ FreePik)

Related Article

0 Comentários

Deixe um comentário