A nova produção já faz sucesso entre seu público, com destaque para Wesley, personagem interpretado pelo ator Lui Vizotto

Criada e dirigida por Marcelo Botta, Auto Posto conta a história da rotina de um típico posto de gasolina em uma cidade brasileira. O enredo é desenvolvido através de uma conturbada relação entre Nelson, o dono do posto, os frentistas, lavadores, caixas, seguranças, borracheiros e seu velho “amigo” fiscal.



A princípio, cada um dos personagens representa um arquétipo contemporâneo e a forma como cada um reage aos absurdos cometidos por Nelson deixa essas personalidades cada vez mais claras e fáceis de serem identificadas. Entre eles está Wesley, personagem não binário, gótico, que faz sucesso em suas redes sociais, interpretado por Lui Vizotto.

Vale ressaltar que Auto Posto foi gravada na cidade de Paraibuna, em São Paulo. Realizada pelo VIS (Viacom CBS International Studios), a série é uma coprodução entre o Comedy Central e a produtora paulista Salvatore Filmes.

Leia mais: Cinema será prioridade de entretenimento entre os jovens na vida pós-pandemia, segundo pesquisa


Auto Posto é a nova série original do Comedy Central

Série Auto Posto (2020). (Foto: Reprodução/Comedy Central)


Personagem Wesley

Auto Posto traz personagens interessantes e notáveis, sendo assim Wesley é um deles. Uma divertida figura que possui várias camadas de personalidade, sendo não-binário, gótico e religioso. Desse modo, com o intuito de conhecer um pouco melhor todas as facetas desse personagem, a Equipe Lorena Bueri entrou em contato com o ator Lui Vizotto e realizou uma entrevista.

Em relação à personalidade de Wesley, Lui destaca alguns pontos: “Wesley é um furacão de referências, uma mistura muito maluca. A descrição do Instagram delx é essa: ‘Minha arte é Dark, mas meu Deus é luz’. É uma pessoa de muita fé. Cantarola hinos da igreja e tem verdadeira fixação por maquiagem gótica, sangue, trevas, ao mesmo tempo que é uma figura solar e divertida! É uma figura complexa, observei muita gente… E agora é muito legal acompanhar pelas redes as leituras que os espectadores têm de cada personagem”.


Lui Vizotto interpreta Wesley em Auto Posto

Personagem Wesley. (Foto: Reprodução/Unicórnio Assessoria)


Orientação sexual de Wesley

A saber, boa parte do público teve uma reação positiva com o personagem, inclusive muitos ficaram curiosos sobre a sua orientação sexual. Algumas pessoas até chegaram a questionar se Wesley poderia ser homossexual.

“Essa pergunta é interessante para esclarecer algumas coisas. Talvez não seja correto dizer que Wesley é gay, porque na série, pelo menos nesta primeira temporada, não temos pistas sobre a orientação sexual delx. Pois ele não demonstra interesse afetivo e nem sexual por ninguém. Sobre ser uma pessoa não-binária, isso saiu numa matéria e eu achei que talvez fosse uma boa definição. Porque Wesley realmente parece ter uma identificação fluida com os dois gêneros, mas não posso falar pela personagem para além das pistas que a própria série nos dá. Ainda mais se tratando de uma obra aberta, que pode ter continuidade, aí sim talvez essas questões de gênero e sexualidade fiquem mais claras. Por enquanto o que sabemos é que Wesley está fora dos padrões heteronormativos da própria religião que frequenta. Mas é muito carismático e respeitadx por todos”, explicou.

Importância do personagem atualmente

Lui também falou sobre a importância e responsabilidade de interpretar Wesley, já que ele transparece representatividade.

“É uma responsabilidade gigante, mas também uma honra. Wesley por não se encaixar neste padrão social masculino, muitas vezes precisa se esforçar o triplo para ter sua competência reconhecida. Mas é uma pessoa de muita personalidade, humor, resiliência. Lida com as adversidades com muita criatividade. Acho que a grande responsabilidade de fazer personagens com esta importância é entender qual será a abordagem do roteiro. Não cabem mais essas piadas que criam estereótipos com o intuito de ridicularizar e depreciar pessoas que já estão, em sua maioria, à margem da sociedade. Mas em relação a isso eu sempre estive muito tranquilo, o discurso da série é exatamente o oposto, é progressista, pluralista, a favor da diversidade. E isso o Marcelo Botta (criador e diretor) fez acontecer não só no conteúdo da série, mas também na forma de produção, porque reuniu um time muito diverso: mulheres, LGBTQIA+ e negros em todas as equipes que compõem o set. É urgente criarmos cada vez mais narrativas plurais”, disse.

Wesley no Instagram

Uma das situações mais bacanas é a relação que Wesley tem com seus seguidores e o mais incrível é que surpreendentemente o público realmente pode encontrar seu perfil no Instagram.

“A série tem uma linguagem documental, é como se o Auto Posto – Amigos do Nelson existisse de verdade. E muitos dos relatos das personagens acontecem pelas câmeras dos celulares, em formatos de stories. Alguns Instagram estão bem presentes na série, como o do próprio posto, que é o @autopostoamigosdonelson; tem o dos gêmeos cantores @maicon_e_douglas que são funcionários do lava rápido, mas viralizam com um clipe. E o Wesley, por exemplo, é um micro-influencer que dentro do posto está o tempo todo gerando conteúdo e interação com seus seguipodres. Aí este material vai todo lá pro @wesley_artedark”, relatou.


Lui Vizotto interpreta Wesley em Auto Posto

Lui Vizotto é Wesley em Auto Posto. (Foto: Reprodução/Unicórnio Assessoria)


Função de Wesley dentro do Auto Posto

Lui também comentou sobre as funções de Wesley dentro do estabelecimento: “Wesley é atendente da conveniência de um posto sem nenhum padrão de qualidade. É muito competente e muito respeitadx por todos, apesar de ter que se impor às vezes. Por ter muita criatividade e se dar bem com trabalhos manuais, acaba recebendo umas funções extras, que desempenha com muita qualidade, pois adora ser o centro das atenções”.

Gravações

Em resumo, as gravações como um todo foi um período muito marcante para o ator. Os atores e toda a equipe de produção ficaram um mês e meio em uma cidade do interior (Paraibuna-SP), filmando em um posto no meio da cidade, atrapalhando o trânsito, segundo Lui.

“Mas um dos momentos mais legais creio que foi a gravação do show que acontece no posto, que contou com a participação do Rappin’ Hood e de quase cem figurantes da cidade. Ali percebemos que, apesar das alterações que causávamos na rotina da cidade, eles estavam felizes com nossa presença e queriam muito fazer parte também. Esse projeto tem uma energia contagiante”, finalizou.

Sobre o ator

Lui Vizotto é ator, cantor e preparador vocal na formação da Escola de Atores Wolf Maya. Além disso, integrou o elenco de espetáculos como Repertório Shakespeare (2015-2016), ao lado de Thiago Lacerda e Giulia Gam, com direção de Ron Daniels, Cobra na Geladeira (2018), direção de Marco Antônio Pâmio; Sala de Espera (2012-2015), direção de Thiago Franco Balieiro.

Na televisão, participou de A Grande Viagem (indicada ao Emmy Kids 2018, na categoria melhor minissérie), com direção de Caroline Fioratti. No cinema, participou do documentário longa-metragem A Idade da Água (2019), com direção de Orlando Senna. Recentemente, foi destaque no espetáculo musical O Mágico di Ó (2019) e participa de sua versão cinematográfica, dirigida por Pedro Vasconcelos, prevista para estrear em breve.


Lui Vizotto é ator, cantor e preparador vocal

Lui Vizotto. (Foto: Reprodução/Unicórnio Assessoria)


Por: Bruna Canellas
(Foto Destaque: Série Auto Posto. Reprodução/Comedy Central)

Related Article

0 Comentários

Deixe um comentário