Para celebrar a data, CCBB oferece uma série de encontros online

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) irá celebrar seus 19 ano na próxima terça-feira (21), com uma programação diferente. A festa será através de encontros virtuais on-line, com aulas sobre a vida dos faraós da antiga civilização egípcia. O responsável será o curador Pieter Tjabbes.



Além disso, através desse projeto cultural, o CCBB te ajudará a entender sobre a formação e a profissionalização na área da museologia. Debater arte-educação, conhecer mais sobre o cinema de Fellini e ouvir relatos de bastidores de uma exposição internacional.

Leia mais: Cultura sem sair de casa: CCBB inova com programação virtual em tempos de pandemia

CCBB São Paulo celebra 19 anos com programação especial. (Foto: Reprodução/CCBB)


Centro Cultural Banco do Brasil cada vez mais perto de você

Assim, o Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo, celebrando seus 19 anos no próximo 21 de abril, convida-te a um passeio cultural. Por conta do isolamento social, o projeto provê uma série de encontros on-line gratuitos e ao vivo.

A saber, a programação vai durar o dia inteiro e terá cinco painéis com profissionais de diversos campos do setor artístico que estarão à disposição do público. Os temas sugeridos têm relação direta com a programação do CCBB São Paulo, com destaque para a mostra Egito Antigo – do cotidiano à eternidade, no campo das artes visuais, e debate sobre Federico Fellini, no contexto do cinema.

Decerto, a apresentação tem o recurso do bate-papo, com expoentes do mercado cultural. Assim, será possível sanar dúvidas sobre a formação e a profissionalização na área de museologia. Também poderá conhecer os cuidados exigidos e algumas curiosidades sobre os bastidores de uma grande exposição internacional, da ideia à montagem.

Seu projeto no CCBB

Todavia, os interessados em apresentar projetos ao CCBB poderão acompanhar a palestra sobre o edital de patrocínios a projetos culturais. Estará aberto até 06 de junho deste ano. Vale reforçar que as propostas selecionadas poderão compor a programação dos quatro CCBBs: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, em 2021 e 2022.

Por fim, a programação, totalmente gratuita, ainda contempla uma palestra sobre arte e educação. Imperdível. Todos os conteúdos serão disponibilizados para download, mas a participação ao vivo é limitada a 500 pessoas por palestra. As inscrições devem ser feitas de acordo com o link abaixo de cada atração.

Confira a nossa programação e a forma de se inscrever

9h – Edital de Patrocínios a projetos culturais CCBB 2021/2022

Link de inscrição: https://zoom.us/webinar/register/WN_qGn2su5cS0CnLwrTCPo8NQ

A saber, perguntas e respostas sobre o Edital de Patrocínios a projetos culturais CCBB 2021/2022.  O edital foi lançado com o objetivo de selecionar projetos para compor a programação dos CCBBs de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até 05 de junho de 2020, por meio do site www.bb.com.br/patrocinios, onde constam o regulamento da seleção e informações sobre os espaços. A divulgação dos resultados está prevista para setembro de 2020. As propostas podem ser apresentadas nas seguintes áreas e segmentos: Artes Cênicas, Cinema, Exposição, Ideias, Música e Programa Educativo. Podem inscrever projetos os produtores (pessoa física ou jurídica) de qualquer lugar do Brasil e não só das cidades onde estão localizados os CCBBs. Aproveite a oportunidade do encontro virtual para sanar dúvidas e deixar o seu projeto em linha com as exigências do edital.

Palestrantes:

  • Gerente geral do CCBB SP, Claudio Mattos
  • Gerente de programação do CCBB SP, Luis Fernando Spaziani
  • Moderação: Gerente de comunicação do CCBB SP, Patricia Chaim

Sobre a formação e profissionalização em museologia

11h – Formação e profissionalização em museologia e os bastidores de uma mostra internacional

Link de inscrição: https://zoom.us/webinar/register/WN_pmmT6DntTziWw8IbMgylaA

Certamente, os desafios da museologia contemporânea passam pela formação e profissionalização. Este campo ainda é carente na capacitação executiva voltada para o gerenciamento, o planejamento e a sustentabilidade econômica de museus e iniciativas culturais públicas ou privadas. A apresentação abordará o cenário nacional e internacional da museologia, sendo possível sanar dúvidas diretamente com a palestrante.  A atividade será ilustrada ainda com um depoimento profissional que descreve os passos e desafios de trazer ao Brasil grandes mostras mundiais. Como a do artista suíço Paul Klee, apresentada recentemente pelos CCBB São Paulo, CCBB Rio de Janeiro e CCBB Belo Horizonte.

Palestrantes:

  • Doutora em Museologia e diretora da Expomus, Maria Ignez Mantovani
  • Diretora-executiva da Expomus, Roberta Saraiva
  • Moderação: Thiago Rebouças, Agência Galo

A programação também continua na parte da tarde. Confira:

13h – Fellini

Link de inscrição: https://zoom.us/webinar/register/WN_F7rVUOnOSUCd1einEPsn3Q

Decerto, o italiano Federico Fellini (20/01/1920 a 31/10/1993) foi um dos diretores e roteiristas mais influentes de todos os tempos. Seu trabalho inspirou a retrospectiva Fellini, Il Maestro, planejada para ser apresentada na sala de cinema do CCBB São Paulo. A partir da seleção de 25 filmes pincelados para a mostra, a palestra a ser conduzida online é uma oportunidade de conhecer mais sobre a relevância de Fellini no cinema. Além, também de  características singulares de seu trabalho.

Palestrantes:

  • Curador da mostra, Paulo Ricardo Gonçalves
  • Crítico, Filipe Furtado
  • Moderação: Thiago Rebouças, Agência Galo

15h – Os faraós na civilização egípcia

Link de inscrição: https://zoom.us/webinar/register/WN_BboYE3nPRx6gjQn1biSaDQ

Portanto, depois de realizar um webinar (clicando aqui), que apresentou as curiosidades sobre a mostra Egito Antigo – do cotidiano à eternidade, o curador da exposição preparou uma palestra especial para o público do CCBB. Este link foi visitado por mais de 1,5 milhão de pessoas no Rio de Janeiro e em São Paulo. Desta vez, o tema abordado será a vida dos faraós na antiga civilização. Vale ressaltar que a escolha dessa temática foi motivada também pela curiosidade do público. Eles manifestaram durante as visitas à mostra e em atividade on-line previamente realizada.

Palestrante:

  • Pieter Tjabbes, curador da exposição Egito Antigo – do cotidiano à eternidade.
  • Moderação: Sarah Alves, Agência Galo

A primeira seção da exposição “Egito Antigo: do cotidiano à eternidade” é amarela. O amarelo representa vida cotidiana dos egípcios antigos. A exposição vai até 11/maio. (Foto: Reprodução/twitter)


O programa CCBB Educativo também tem conteúdo on-line

17h – Arte & Educação

Para que acompanhe, clique no link de inscrição: https://zoom.us/webinar/register/WN_6K8mk8fGT3Wy7tsxXDErhg

O Programa CCBB Educativo continua ativo pela internet com conteúdo ampliado das ações realizadas presencialmente entre 2018 e 2020. Desse modo, a palestra – on-line – complementa os relatos de especialistas reunidos no site, com conteúdos direcionados para todos os públicos. Com grande foco para estudantes, professores e comunidade escolar em geral. Venha conhecer mais sobre a atuação do CCBB na área de arte e educação com a palestra de Valquíria Prates.

Palestrante:

  • Coordenadora pedagógica, de acesso e participação do CCBB Educativo, Valquíria Prates
  • Moderação: Gerente de comunicação do CCBB SP, Patricia Chaim

Sobre o CCBB São Paulo

Todavia, o CCBB em São Paulo ocupa um prédio construído em 1901 na Rua Álvares Penteado, esquina com a Rua da Quitanda. Localizado no coração histórico da cidade, numa via hoje de pedestres, o edifício foi comprado pelo Banco do Brasil em 1923 e integralmente modificado e reestruturado.

Logo após a reforma projetada pelo arquiteto Hippolyto Gustavo Pujol Junior, tornou-se, em 1927, a primeira agência do Banco do Brasil em prédio próprio na capital paulista. Funcionou como agência bancária até dezembro de 1996. A reforma do prédio para abrigar o CCBB na cidade, iniciou em 1999. Os elementos originais foram restaurados. Assim, as linhas mantidas o tornam e revelam como um dos mais significativos exemplos da arquitetura do início do século passado.

Portanto, desde sua inauguração, em 21 de abril de 2001, o CCBB oferece uma programação regular e acessível a todos os públicos. Contemplando as mais diversas manifestações culturais, nas áreas de artes plásticas, audiovisual, música, dança, teatro, palestras e debates. Além de programas educativos, que atua para potencializar a programação.

CCBB São Paulo. (Foto: Reprodução/twitter)


Entretanto, mesmo o CCBB obedecendo as normas de isolamento social, ele quer estar perto de você. Para que não tenha aglomeração de pessoas, suas visitas físicas foram suspensas. No entanto, os canais das mídias sociais estão ativos e oferece mil e uma atividades pra vocês.

bb.com.br/cultura | twitter.com/ccbb_sp | facebook.com/ccbbsp | instagram.com | ccbbsp

Por: Dione Afonso

(Imagem destaque: CCBB São Paulo. Reprodução/Assessoria CCBB)

Related Article

0 Comentários

Deixe um comentário