Para professora de educação física, a sobrecarga de atividades durante a quarentena pode levar as pessoas a indisposição e estresse. Porém, a prática de atividades físicas pode ajudar a combater esses pontos

Há mais de três meses, nós brasileiros, nos encontramos em isolamento social, dentro de nossas casas. Ainda assim, é necessário exercer uma rotina o mais parecida com a que tínhamos antes da pandemia da Covid-19, incluindo os cuidados com a nossa saúde física e mental nesse período de quarentena. Alguns estão trabalhando home office, cuidando da casa, dos filhos e os ajudando nas aulas online. Sendo assim, a sobrecarga das atividades é real e traz consigo alguns danos à saúde.



“Algumas pessoas, por mais que estejam em casa, estão com uma a sobrecarga de atividades. Como consequência, isso as deixam estressadas e sem disposição até para as suas atividades rotineiras. A prática das atividades físicas ajuda diretamente a aliviar esses pontos, como estarem mais dispostos, diminuir o nível de estresse e também os deixar mais relaxados. Além disso, também ajuda a fortalecer o sistema imunológico, fator super importante nesse período de pandemia”, explica Déborah Martins, professora de educação física (CREF: 011660 G/PE).


Como resistir a assistir aquele filmezinho ou maratonar a sua série favorita durante o isolamento social? (Foto: Reprodução/Netflix)


Além da lista de afazeres diários, há também uma inimiga que nos sabota muitas vezes: A preguiça. Vale salientar que não é pecado lidar com o desânimo. Agora, antes de mais nada, temos acesso fácil a cama, a netflix, a comida e, por muitas vezes, não tão saudável, como salgadinhos e doces.

Contudo, não podemos nos acomodar todos os dias e esquecer da nossa saúde física. “A preguiça é um dos principais fatores que atrapalham a atividade física, principalmente em casa. Isso acontece pois as pessoas tendem a estar mais distraídas com o celular e a TV, por exemplo”, afirma a professora.

Leia mais: Sucos detox: Aprenda receitas para colocar em prática durante a quarentena

Como se exercitar com o que temos em casa e adaptar os exercícios?

Pensando nessas questões, o #LorenaBueriNews trouxe algumas dicas de como se exercitar em casa com os apetrechos que você tiver. Tudo de maneira prática e fácil. No entanto, antes de tudo, é preciso alongar. E se você estiver há algum tempo sem se exercitar, o alongamento é mais do que fundamental.

É importante um alongamento básico, sobretudo se a pessoa estiver vindo de uma rotina “parada”. Caso ela já tenha feito atividades domésticas anteriormente, como varrer a casa ou estender roupas, não é necessário diretamente o alongamento“, comenta Déborah.

1. Gostar de dançar? Então, “põe o som na caixa, DJ”

Faça coreografias na TV e aumente até o último volume. Que tal brincar com o seu Just Dance no Xbox ou  aproveitar o YouTube e praticar atividade física dançando com algumas das suas músicas favoritas? Canais com coreografias, como FitDance e o FITSEVENELEVEN, podem ser de grande ajuda e, o melhor: De graça!


O ato de dançar libera endorfina, hormônio ligado ao prazer. (Foto: Reprodução/Getty Images/iStockphoto)


2. Gosta de correr? Use as escadas e a rua da sua casa

Você é do tipo que gostar de sair do lugar? Então corra pelas escadarias do seu prédio. Comece aos poucos, caso esteja há algum tempo sem se exercitar. Suba e desça as escadarias algumas vezes seguidas e vá gradativamente, aumentando o ritmo.

Para quem mora em casa, o ideal seria correr pela sua rua, do começo ao fim, ou correr em torno do quarteirão algumas vezes, seguindo o mesmo princípio gradual. Vale salientar que é importante controlar a sua respiração durante o exercício.


Utilize a escadaria do seu prédio para correr e gastar energia. (Foto: Reprodução/depositphotos)


3. Você é daqueles que gosta de levantar peso? Não tema, só adapte!

Caso você goste de levantar peso, temos a solução: Utilize alimentos não perecíveis, como feijão, arroz e açúcar. Pegue uma sacola e coloque alguns kilos de alimentos, de acordo com o peso que você pega na academia. Há algumas séries que você é capaz de fazer em casa no período de quarentena.

Nesse vídeo, por exemplo, a coach de boa forma física, Milla Pádua, mostra como fazer cinco exercícios simples com um saco de arroz. Além de não perecíveis, você pode usar outros itens, como garrafas d’água, sacos de areia, batata, milho, malas de viagem dentre outros.


As garrafas de água podem ser adaptadas e usadas como halteres. (Foto: Reprodução/Istock Getty Images)


Não esqueça: Respeite o seu limite!

É importante que cada um saiba seu limite para que as atividades sejam feitas de forma prazerosa e benéfica. Existe uma série de exercício na internet que são “padrões “ pra todo mundo. Porém, cada indivíduo é único e nem sempre um exercício que é bom para uma pessoa será pra outra. Por isso, é sempre bom observar o que está sendo proposto no exercício, e se está de acordo com suas capacidades físicas“, finaliza Déborah.

Por: Raianne Romão

(Foto destaque: Exercidos para fazer durante a quarentena. Reprodução/Inovar Saúde)

Related Article

0 Comentários

Deixe um comentário