Adiamento e cancelamento de consultas, quando ir ao médico?

O vírus que vem se alastrando pelo país mudou completamente a rotina de atendimento nos hospitais. Dessa forma, pacientes oncológicos têm enfrentado mudanças e cancelamentos de consultas e exames. Além de enfrentar também o medo de contrair o coronavírus. Mas, quais são os cuidados que temos que ter com nossos familiares com câncer? 



Para esclarecer as principais dúvidas, conversamos em entrevista com o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO). O médico Alexandre Ferreira Oliveira afirmou que os cuidados durante a pandemia devem ser os mesmos adotados pela população geral. Então, o paciente deve sempre ir as consultas de máscara, lavar as mãos frequentemente e necessariamente trocar de roupa quando chegar em casa. 

Esses cuidados que o paciente oncológico tem que ter não diferem em nada do paciente que não tem câncer“, disse o presidente da SBCO. 

Com isso, a nossa segunda conversa foi com a presidente da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA). A Dra Maira Caleffi, também Chefe do Serviço de Mastologia do Hospital Moinhos de Vento, explicou que os pacientes oncológicos podem apresentar uma deficiência imunológica. Portanto, precisam ter uma atenção redobrada para as seguintes medidas de proteção:

  • Devem ser evitados os abraços, beijos e cumprimentos com as mãos, principalmente, com pessoas que possuem problemas respiratórios ou chegaram de viagens no exterior. Após qualquer contato, lavar as mãos com sabão ou usar álcool em gel;  
  • O mesmo cuidado serve para evitar contato com superfícies contaminadas como maçanetas, corrimões, botões de elevador; 
  • As visitas hospitalares devem ser evitadas e, se possível, com poucos acompanhantes nas consultas. Evitar ir à emergência por problemas simples; 
  • Qualquer tipo de compromisso não essencial deve ser evitado;
  • Cuidado ao espirrar ou tossir, usando sempre o cotovelo como proteção do nariz e boca.

Leia mais: COVID-19: O melhor do São João em casa 

COVID-19

Durante a pandemia do coronavírus, todos estão sucetíveis a contaminação do vírus. Porém, os nossos familiares com câncer estão mais vulneráveis? 

De acordo a Dra. Caleffi, os pacientes com maior risco são os com leucemia, linfoma, transplantados e pacientes com diagnóstico de tumores sólidos em quimioterapia. Contudo, a vulnerabilidade do paciente depende do grau de deficiência imunológica provocado pelo tratamento. 

Assim, o presidente da SBCO também aponta para a relação entre a vulnerabilidade ao vírus e a fase do tratamento.

Se o paciente fizer uma quimioterapia muito forte, ele vai ficar mais suscetível ao covid-19. Então, vai depender também do estágio do câncer e da fase do tratamento“.


Quais cuidados o paciente com câncer deve ter?

Médicos avaliando exames. (Foto: Reprodução/FEMAMA)


Ademais, para o paciente oncológico que apresentar os sintomas da covid-19, ele deve ser isolado. A presidente da FEMAMA afirma que é necessário entrar em contato com o médico responsável ou serviço de emergência para avaliar possibilidade de internação ou tratamento em casa.

Cada paciente é único e possui atenção e cuidados específicos“, afirma a presidente. 

Dessa forma, o Dr. Alexandre Ferreira Oliveira confirma que os cuidados devem ser os mesmos de um paciente que não tem câncer, adotando-se o isolamento. Entretanto, em alguns casos específicos o tratamento do câncer pode ser suspenso durante o isolamento. 

Por exemplo, se o paciente tiver marcado uma cirurgia, ele não deve operar enquanto estiver em isolamento durante os 14 dias. Dependendo de uma reavaliação do médico, ele deve suspender a  radioterapia e  a quimioterapia durante aquele período“, comentou o médico. 

Com isso, qualquer pessoa num estágio de suspeita de covid-19, que ainda não fez o teste ou já é positiva, deve ficar em isolamento domiciliar com os cuidados específicos. “Cada vez se faz mais necessário teste para covid 19 em pacientes com suspeita para seguir o isolamento necessário”, comentou a Dra. Maira Caleffi. 

As consultas e exames do familiar com câncer 

Segundo o levantamento realizado pela SBCO e a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), foi confirmado que cerca de 50 a 90 mil brasileiros podem ter deixado de receber o diagnóstico de câncer nos primeiros meses de quarentena.


Quais devem ser os cuidados com o familiar com câncer?

Exames de diagnósticos de câncer não devem ser adiados durante a pandemia. (Foto: Reprodução/FEMAMA)


Portanto, a presidente da FEMAMA, alerta para o aumento significativo de casos de tumores e tratamento mais agressivos, com maior número de mortes.

Quanto maior o tempo do diagnóstico e início do tratamento, maior é a probabilidade de estágio avançado da doença e, consequentemente, os tratamentos se tornam mais invasivos além de reduzir a chance de cura“.

Logo, o paciente com câncer precisa de um diagnóstico ágil e tratamento adequado. Aliás, muitas vezes, a angústia e espera por um atendimento agravam o enfrentamento da doença.

Ainda mais, para o presidente da SBCO, alguns exames podem ser adiados e outros devem ser realizados. Por exemplo, exames de acompanhamento podem ser adiados por um tempo. Entretanto, o médico afirma:

Se você tiver um sintoma suspeito de neoplasia, ou seja, que pode ser um câncer, esses exames não devem ser adiados. Então, esses exames devem ser realizados

Ademais, durante a entrevista com a Dra. Maira Caleffi, abordamos os sinais percebidos durante o exame de toque realizado pela mulher em casa. Por fim, a médica declarou que é necessário procurar um atendimento médico para avaliação. Principalmente, se sintomas como caroços na mama ou axila aparecerem recentemente. Outros indícios de necessidade de uma consulta médica são: dor ou inversão do mamilo; secreção; inchaço irregular ou feridas.

O paciente com câncer não pode esperar“, comentou, por fim, a presidente da FEMAMA. 

Por: Ana Paula Moreira Oliveira

(Foto Destaque: paciente com câncer em consulta médica. Reprodução/Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica)

Related Article

2 Comentários

Deixe um comentário