A pandemia trouxe drásticas mudanças na rotina de trabalho de muitos brasileiros

Com surgimento nos Estados Unidos, o Home office se tornou bastante popular. Aqui no Brasil ele surgiu oficialmente em 1997 durante um seminário home office/Telecommuting – Perspectivas de Negócios e de Trabalho para o Terceiro Milênio.



Atualmente, devido a pandemia do novo coronavírus, o home office tornou-se praticamente vital tanto para proteção das pessoas quanto para o seu sustento. Logo, o trabalho em casa tem suas vantagens, pois poupamos tempo e gastos no deslocamento. Assim, dispõe-se de uma maior flexibilidade horária.

No entanto, para algumas pessoas isso pode ser um fardo. A pandemia pegou todos de surpresa, pois foram necessárias drásticas mudanças na rotina de várias pessoas em um curto período de tempo. Diante disso, muitos ainda estão tentando se acostumar à nova rotina. Embora o home office possa parecer um grande problema, é possível tirar proveito dele se soubermos incorporar alguns hábitos simples.

Leia mais: Vital e UFRJ testam soro para tratar Covid-19


O local deve ser mantido organizado e com suas ferramentas de trabalho ao seu alcance. (Foto: Reprodução/ Mundo conectado)


Como ser produtivo no Home office durante a pandemia

Se adapte: com as novas mudanças precisamos nos amoldar a elas. Nada de se apegar a vida antes da pandemia, isso traz consequências para si e aos outros em sua volta.

Disciplina: não esqueça essa mudança pode levar um tempo. Portanto, você precisa listar todas as suas atividades que pretende realizar nesse semestre. Dessa forma, classifique cada uma delas, entre o que é mais importante e o que é opcional.  Além disso, organize seu cronograma semanal detalhado, ponderando os horários de todas as atividades que vão ser realizadas. Desse modo, você administra todo seu tempo, tornando-se mais produtivo.

Converse com a família: Com uma família grande (cônjuges, filhos ou parentes) acaba sendo um pouco difícil o trabalho em casa, pois há varias distrações na maioria das vezes. Portanto, converse abertamente com a sua família e faça acordos sobre todas as mudanças que serão feitas em casa. Logo, esse passo é fundamental para que seu trabalho possa fluir.

Tenha seu espaço: independente do tamanho da sua casa procure subdividi-la de uma forma que você possa focar apenas no trabalho. É importante que você tenha um cômodo único de trabalho que fique longe de barulhos e de interrupções. Caso sua casa não disponha desse espaço mais privado, comunique os horários de trabalho que você não gostaria de ser incomodado durante eles.

Foco: Durante seu período em que estiver trabalhando procure ficar longe das redes sociais. Mantenha-se sua mente ligada diretamente em suas atividades. Dessa forma, você manterá seu trabalho de uma forma produtiva.

 

Por: Jesus Henrique

(Foto destaque:O modelo alternativo de trabalho é fundamental para enfrentarmos situações de instabilidade. Reprodução/Peppers Design)

Related Article

0 Comentários

Deixe um comentário