Aprenda a usufruir das propriedades e dos pigmentos das plantas para tonalizar suas madeixas

Você sabia que é possível tingir os fios utilizando apenas temperos, plantas e ervas? É só escolher os ingredientes compatíveis com a cor de cabelo desejada a fim de usar seus pigmentos. Por isso, nessa matéria você irá aprender um pouco de como esse processo funciona e quais são as plantas adequadas para tonalizar as principais cores de cabelo.



Leia mais: Plantas para o cabelo: Veja as 4 melhores opções

Vantagens e desvantagens

Primeiramente, é importante ressaltar que esse método não é permanente, ou seja, ele sai rapidamente das madeixas, justamente pois não contém química e por ser um produto 100% natural. Por isso, talvez possa ser uma desvantagem ter que repetir o esse processo durante a semana. Contudo, essas ervas, além de fortalecer e nutrir os fios, elas são bem mais baratas se comparadas às tintas tradicionais.

  • Para a sua “tinta” durar mais: misture seu chá com henna para cabelo, isso fará com que a cor dure bem mais tempo nos seus fios, além de proporcionar tons mais vivos às suas madeixas.

Chás para tonalizar o ruivo

A fim de que seus fios fiquem ruivos, você pode usar os chás de: canela, casca de cebola ou cebola roxa, alecrim ou hibisco. Além disso é importante lembrar que é melhor usar a própria erva ao invés dos saquinhos, pois assim você poderá desfrutar melhor os efeitos terapêuticos delas. Ademais, cada erva contém diversas maneiras de serem aplicadas, portanto, é importante que você pesquise qual dos métodos mais se aproximam do seu cabelo dos sonhos.


Leia mais: Como diminuir a queda de cabelo no outono?

Tonalizantes para loiras

Porém, se o tom desejado é um loiro discreto, você pode apostar no chá de camomila ou calêndula. Desse modo, além de oferecerem inúmeros benefícios às suas madeixas, esse tom é bem prático de ser feito. Além disso, com a ajuda do sol, esses chás podem ter efeitos ainda mais bonitos.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de chá para 500 ml de água.

Como fazer 

  • Ferva a água e após desligar o fogo coloque a erva e tampe a panela. Passados cerca de 50 minutos, o chá está pronto para ser aplicado no cabelo. Simples, não é?

Como aplicar 

  • Lave o seu cabelo com produtos leves, sem usar muito condicionador;
  • Molhe os fios com o seu chá já morno;
  • Espere secar naturalmente, sem enxaguar;
  • Repita esse processo sempre que você julgar necessário ou a cada lavagem;
  • Por fim, se você puder, conte com a ajuda do sol para secar suas madeixas.

Tonalizantes escuros

Outrossim, também é possível deixar os cabelos mais escuros. Dessa forma, é só usar café orgânico, para fios castanhos escuros; chá preto, para um tom avermelhado escuro; chá da folha da nogueira, para fios castanhos; ou chá de sálvia, para madeixas escuras.

Leia mais: Dormir com o cabelo molhado faz mal?

Por: Ana Luísa Araújo

Imagem em destaque: Aprenda a tonalizar seus cabelos com chá. (Foto: Reprodução/Corpo mente saúde).

Related Article

0 Comentários

Deixe um comentário