Confira 4 passos que você deve seguir ao higienizar seu celular

Precisou sair de casa? Provavelmente, você levou o celular. Sabemos que o smartphone já faz parte da sua rotina e, praticamente, te acompanha em todos os momentos. Com isso, ao voltar para casa, você deve ter cuidados essenciais para não propagar o vírus para dentro do seu lar. E, o celular precisa ser prioridade em sua lista de cuidados. 



Atualmente, os hábitos e comportamentos estão mudando e já é sabido que se deve evitar ao máximo o contato com o rosto para não se contaminar. De acordo com as informações do Ministério da Saúde, a propagação da covid-19 é fácil e rápida. Assim, o contágio pode acontecer por meio do contato com superfícies. Então, não tem como se descuidar.

Como higienizar meu celular/

Passageiros no metrô usando máscara e celular. (Foto: Reprodução/UOL)


Mas, você já percebeu que ao tocar em seu celular existe uma contaminação de ambas as partes? Por exemplo, ao ir no mercado, você tem contato com diversos objetos: carrinho, sacolas plásticas, produtos nas prateleiras. É dessa forma que pode acontecer a contaminação. Distraído durante as compras, você pega o celular para olhar que horas são. Ou até mesmo, navega pelas redes sociais enquanto espera sua vez na fila do caixa. Portanto, parte das bactérias e vírus que estão presentes nas mãos vão diretamente para a superfície do  celular e vice e versa.

 Como uma forma de proteção, a higienização do celular precisa acontecer após o retorno para a casa. Então, já sabe: quando chegar em casa, lave as mãos e não se esqueça de limpar seu celular.

Para isso os aparelhos eletrônicos precisam de uma limpeza específica que além de assegurar a higienização completa, não danifique o aparelho. Pensando em sua necessidade, montamos o passo a passo para te auxiliar nesse processo. 

Confira abaixo os 4 passos:

Passo 1: limpando a capinha

Antes de começar a higienização, desligue seu smartphone e o desconecte de todos os acessórios. O primeiro passo deve ser limpar a capinha. 

Depois de retirar a capa, lave com água corrente e sabão neutro. Por fim, passe um pano levemente umedecido com álcool e espere secar.

Passo 2: entradas do celular

Feito isso, é hora de limpar as entradas de conectores do seu celular. Pegue um cotonete e retire um pouco do algodão da ponta para que fique com uma espessura mais fina. Com isso, limpe a seco as entradas de fone e carregador. 

Ademais, faça a limpeza de forma cuidadosa e sem força para não deixar nenhum resíduo de algodão dentro do aparelho. Você também pode usar uma escova de dente bem macia para limpar esses espaços.

Passo 2: Limpe os conectores do seu celular

Limpe as entradas do seu celular. (Foto: Reprodução/CanalTech)


Passo 3: o celular

Agora, para limpar a superfície do celular, use álcool etanol com concentração 70% ou álcool isopropílico com concentração 70%. Não use produtos com cloro, água sanitária ou até mesmo álcool gel pois não são indicados. Caso entre em contato com o celular, os produtos não são benéficos a durabilidade e revestimento do aparelho.

Dessa forma, nos sites oficiais da Samsung e da Apple  está disponibilizado orientações sobre o uso dos produtos em seus aparelhos. Assim, se você tiver um celular com revestimento em cerâmica, vidro ou metal opte por usar o álcool etanol. Contudo, se você possuir eletrônicos da Apple (IPhone, IPad, Apple Watch) priorize o uso do álcool isopropílico. 

Então, pegue um lencinho de papel ou pano microfibra e aplique um pouco do produto e depois passe no telefone. Evite encharcar o seu pano ou colocar diretamente o produto no celular para, assim,  não danificá-lo. 

 Na primeira limpeza, será eliminado a sujeira visível do smartphone. Por isso, você deve passar uma segunda vez para garantir a higienização completa e eficaz.

Passo 3: higienizando o seu celular

Higienizando o celular. (Foto: Reprodução/CanalTech)


Passo 4: colocando a capinha

Quase lá! Depois que a capinha já estiver seca e o seu celular higienizado, é hora de juntar os dois novamente. Para terminar, pegue outra vez o lenço/pano umedecido com álcool e passe em todo o celular, inclusive na capinha. 

Não se esqueça de repetir esse procedimento todas as vezes em que sair de casa acompanhado de seu smartphone. Esse mesma higienização pode ser feita em seu computador, tablet ou teclado caso achar necessário.

Leia Mais: “Inumeráveis”: Memorial dedicado às vítimas do coronavírus no Brasil 

Por Ana Paula Moreira Oliveira

Imagem destaque: (Foto: Reprodução/Veja) 

 

Related Article

0 Comentários

Deixe um comentário