Junho violeta é o mês de chamar a atenção das pessoas para estarem atentas a esse problema que cresce a cada ano

Instituído em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à violência à pessoa idosa, com objetivo de serem preservados os direitos desses cidadãos. Dessa forma, estabelecido no dia 15 de junho, o dia mundial de conscientização da violência contra a pessoa idosa.



Os maus-tratos contra o idoso representam uma grave violação dos direitos humanos. Assim, a ação do junho violeta tem a finalidade de criar uma política de disseminação a essa ideia em qualquer situação.

Além disso, no Brasil contamos com o Estatuto do Idoso, Lei Federal, de N° 10.741, que é destinada a regulamentar os direitos as pessoas com idade igual ou superior a sessenta anos. Logo, a lei especifica os diversos tipos de violência e as penalidades contra os agressores.

Leia mais: Saiba quem pode fazer o teste rápido da COVID-19


O Junho Violeta possibilita a sensibilização da população perante a pessoa idosa. (Foto: Reprodução/Caco da Rosa)


De acordo com os dados coletados pela Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), nos primeiros cinco meses de 2020, o Amazonas registrou 3.626 crimes contra os idosos. Dentre os principais estão o furto, ameaça, injúria e estelionato. Em suma, o alto índice de violência se deve a pandemia do novo coronavírus.

Portanto, para denunciar casos de violência contra os idosos basta ligar para o número 100. As ligações são gratuitas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de qualquer terminal fixo ou móvel. Além disso, o serviço está disponível 24h inclusive em finais de semana e feriados.

Lives

Cronograma de Lives de hoje :

13h – Vídeo “Mesmo de máscara, não se cale” – Produção SCFV (Canal do YouTube @idoso.vitoria)

17h – Casa da Juventude

Live “Violência contra a Pessoa Idosa: É preciso se importar – Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa”

Convidada: Fabíola Calazans – Coordenadora Geral dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social – CREAS

Mediadora: Elionice Fagundes (Instagram @odomodevitoria)

18h – Núcleo Afro Odomodê

Live “Violência contra a Pessoa Idosa: É preciso se importar”

Convidado: Representante da OAB-ES

Mediador: Ludovico Muniz (Instagram @odomodevitoria).

 

Por: Jesus Henrique

(Foto Destaque: Canal de denúncia pelo número 1oo. Reprodução/Segurança Alagoas)

 

Related Article

0 Comentários

Deixe um comentário