Uma rotina saudável

Para relaxar durante a quarentena, por que não preparar um dia de spa em sua própria casa?



Antes de tudo, todos concordam que o autocuidado é essencial para manter uma rotina e vida saudável, certo? Todavia, durante esse período de isolamento, é evidente que manter nossa rotina como ela era antes está ficando cada vez mais difícil. Precisamos nos adaptar e mudar nosso modo de viver, porém, sem deixar de lado o cuidado com nossa saúde tanto corporal quanto mental.

Assim, uma das dicas que trago aqui é: tire um dia de spa e relaxamento para aliviar o estresse e colocar a cabeça e o corpo em ordem. Você pode reservar um dia por semana para fazer isso, seja no fim de semana ou, se preferir, ao final do seu dia de trabalho. A experiência de um spa em casa pode ser tão gratificante quanto a de um profissional. 

Leia mais: Como fazer um ritual de beleza relaxante

Para começar o spa

Desconectar, focar em si mesma, fazer esfoliação, máscara facial, hidratar, massagear e perfumar rosto, corpo e cabelo são algumas das atividades para aproveitar esse momento e que podem fazer maravilhas para elevar a auto-estima, mas a mais importante é se concentrar no presente. Ou seja, se desconectar um pouco das redes sociais é um bom começo.

Dessa forma, aqui vão alguns passos que você pode seguir para ter seu momento spa caseiro da maneira mais proveitosa possível:

1- Prepare o ambiente

Escolha um cômodo da casa, pode ser sua sala ou quarto. Afaste alguns móveis e deixe um espaço livre para que você consiga estender uma toalha ou um tapete no chão e sentar confortavelmente. O principal é que esse local seja aconchegante, tranquilo e transmita sensações de paz e bem estar. Para melhorar o ambiente, coloque uma música de preferência calma e relaxante. A luz baixa também é essencial. Aliás, a falta de luz é ainda melhor: deixe o mínimo de claridade possível. Colocar incensos, velas ou óleos essenciais para quem gosta de cheiros específicos pode ser um bom complemento.

Sala com velas. (Foto: Reprodução/Google Imagens)


2- Use roupas confortáveis

Cuidar de si mesma também também tem a ver com o que vestimos e, por isso,  abra o guarda-roupa e vista aquela peça que te deixa mais à vontade, seja um roupão, moletom ou uma camiseta larga de dormir.

Roupão. (Foto: Reprodução/Parachute)


3- Comece com um escalda-pés

Encha uma bacia com água morna e adicione duas colheres de sopa de sal. Se você tiver folhas de hortelã ou óleos essenciais de sua preferência, melhor ainda. Assim, fique com os pés mergulhados por, pelo menos, meia hora. Nesse meio tempo dá para ler um livro ou até assistir uma série.

Escalda-pés. (Foto: Reprodução/Google Imagens)


4- Auto-massagem

Muita gente não está acostumada a fazer massagem em si mesmo, porém, agora é uma boa hora para começar. Usando um creme hidratante, comece massageando delicadamente os seus pés e depois vá subindo até chegar no pescoço. Após esse passo, você vai sentir seu corpo desinchando e ficando mais relaxado.

Automassagem. (Foto: Reprodução/Google Imagens)


5- Máscara e massagem facial

Se você tiver aquelas máscaras facias guardadas em casa, esse é o momento perfeito para usá-las. Assim, aplique em seu rosto e deixe o produto agir. Em seguida, remova, enxágue bem e comece sua massagem facial. Isso melhora o aspecto da pele e ajuda a deixá-la mais firme. Dê batidinhas nas bochechas, faça movimentos circulares na área dos olhos e use as pontas dos dedos para esticar, da testa para as orelhas, a pele do rosto.

Máscara facial. (Foto: Reprodução/Google Imagens)


6- Hidratando o cabelo

Esse momento também é propício para uma hidratação no cabelo. Você pode usar produtos naturais como leite ou óleo de coco. Se não tiver estes produtos, utilize uma máscara capilar hidratante comum.

Hidratante capilar. (Foto:Reprodução/Flisak/ Getty Images)


7- Tome um banho relaxante

Seja no chuveiro ou na banheira, não importa, a hora do banho é uma das mais relaxantes desse processo. A princípio, é interessante trocar a luz comum pela luz de velas. Assim, comece enxaguando o hidratante que está no seu cabelo e, se tiver em casa, use shampoo e sabonete de camomila. Óleos essenciais também são uma boa ideia: pingue algumas gotas na água da banheira ou no chão do chuveiro.

Banho com velas. (Foto: Reprodução/Shutterstock)


8- Prepare sua bebida favorita

Para finalizar, ao sair do banho, você pode voltar a sentar no cantinho que você tinha separado antes, meditar por alguns minutos e, assim, preparar aquela bebida que você tanto ama como um chá ou até um drink, como a gin tônica. Se ainda não tiver comido, pegue algo leve para beliscar e pronto! Com certeza você estará se sentindo muito mais leve do que antes.

Chá. (Foto: Reprodução/Stocksy)


Por Geórgia Ayrosa

Imagem destaque: Reprodução/Google Imagens

0 Comentários

Deixe um comentário