Ex-produtor de cinema é condenado por estupro e abuso sexual

Nesta segunda-feira (24), Harvey Weinstein foi considerado culpado em mais um caso de estupro e ataque sexual, depois de quase um mês de julgamentos. O antigo produtor enfrentava cinco acusações diferentes, mas foi considerado inocente das duas principais, ambas de agressão sexual predatória.  Entretanto, os crimes de ato sexual criminoso em primeiro grau e de violação em terceiro grau foram os responsáveis pela sua condenação. Harvey está na prisão, onde aguarda sua sentença, a ser revelada no dia 11 de março.


Leia mais: “Nada justifica assédio”, diz Anitta após declaração de investigado no RS

No entanto, estes cinco crimes não são as primeiras denúncias contra Harvey. Acredita-se que mais de 100 mulheres foram vítimas dos abusos do ex-produtor. E, infelizmente, os abusos têm acontecido há muitos anos. A atriz Anabella Sciorra relatou ter sofrido agressão sexual pelo produtor em 1993 ou 1994, sendo este um dos crimes pelos quais ele foi absolvido.


Harvey Weinstein, saindo do tribunal na segunda (24) (Foto: Reprodução/AP Photo/Seth Wenig)


Os casos Miriam Haley e Jessica Mann

Um dos casos que gerou a condenação foi o da cabeleireira Jessica Mann. Em 2013, a moça conheceu Harvey em uma festa, na qual ele teria forçado a realização de sexo oral em Jessica. Semanas depois, o produtor teria forçado a cabeleireira a se despir em um quarto de hotel.

Além disso, o caso de ato sexual criminoso teve Miriam Haley como vítima. O relato da ex-assistente de produção aconteceu em 2006, no apartamento de Harvey. Haley conta que o acusado a empurrou para uma cama e fez sexo oral nela, sem o consenso da moça. Ainda, ela conta que estaria menstruada no momento, e ele teria removido seu absorvente interno à força.

Outras vítimas de Harvey

Os cinco casos dos quais Harvey é acusado este ano não são os únicos casos públicos. De acordo com a página da WikiPedia dos abusos do produtor, 107 mulheres relataram ataques.  Com a maioria destas mulheres sendo do ramo do cinema, alguns grandes nomes estão entre a lista. Entre elas, Cate Blanchett, Cara Delevigne, Angelina Jolie, Lupita Nyong’o, Gwyneth Paltrow e Uma Thurman são alguns dos nomes.

Leia mais: Em entrevista, Angelina Jolie falou sobre violência sexual e como ela fala sobre isso com os filhos

Além disso, muitas mulheres relataram um padrão nos abusos de Harvey. De acordo com relatos, o ex-produtor convidava mulheres jovens para reuniões de negócios, em lugares privados. Então, Weinstein as esperava, algumas vezes nu, e as forçava a fazer sexo. Harvey ainda não se pronunciou a respeito do julgamento, e está aguardando receber sua sentença, que varia entre 5 e 25 anos.

 

Por Amanda Shinkawa

Related Article

0 Comentários

Deixe um comentário