O ator reconheceu suas atitudes e se comprometeu a lutar contra o racismo

O ator João Vicente de Castro usou o seu Instagram para publicar um texto autoral sobre racismo, nesta terça-feira (02). Dessa maneira, ele pediu desculpas e ainda refletiu sobre atitudes as racistas.



Nas últimas semanas, milhares de pessoas se uniram nas redes sociais na luta contra o racismo. Após o assassinato de João Pedro, um jovem negro de 14 anos durante uma operação policial em São Gonçalo, no Rio de Janeiro. E depois do norte-americano George Floyd também assassinado por um policial em Minnesota, nos Estados Unidos.

Então, não demorou muito e uma onda de protestos começaram a circular na internet e também nas ruas. O ator já tinha se pronunciado em apoio a campanha #VidasNegrasImportam e recentemente publicou em seu Instagram: “A luta não é de preto contra branco. A luta é: todos contra os racistas”.

Leia mais: Famosos fizeram postagens em apoio a campanha Blackout Tuesday

Texto autoral e pedido de desculpas

Dessa maneira, ele inicia seu texto com um pedido de desculpas. “Eu peço desculpas. Não por ser branco e privilegiado. Mas por todas as vezes que fortaleci essa engrenagem que oprime, que humilha e que mata. O racismo não é apenas um policial ajoelhado sobre o pescoço de um homem preto durante 10 minutos até matar”, escreveu.

Em seguida, João Vicente faz uma autocrítica sobre suas atitudes racistas e por não ter usado seu protagonismo para lutar e combater o racismo.


João Vicente publica texto autoral sobre racismo. (Foto: Reprodução/Instagram)


Então, ele se comprometeu a lutar pela causa sempre. “Me comprometo exercitar minha escuta, meu lugar de cala, ouvir mais, falar menos e lutar sempre. Eu reconheço minha culpa pela omissão motivada e pela falta de compreensão profunda do problema”, falou.

Por fim, o ator reconhece a responsabilidade das pessoas brancas no racismo. “A elaboração de que somos nós, brancos, os responsáveis por criar e perpetuar o racismo é o primeiro passo pra combater o racismo estrutural”, finalizou.

Por: Ana Carolina Ribeiro

(Foto Destaque: João Vicente. Reprodução/Rede Globo)

Related Article

0 Comentários

Deixe um comentário