Veja aqui 7 dicas e 7 vídeos para a prática da meditação, uma boa aliada para diminuir o estresse e a ansiedade durante o isolamento social

Não é novidade que manter-se em casa é a melhor e mais segura opção quando o assunto é se proteger da pandemia da Covid-19. Dessa forma, nos encontramos numa nova rotina. Por mais que estejamos em nossos lares, a carga de atribulações aumentou consideravelmente. Temos responsabilidades, como lidar com o home office, ajudar os filhos nas aulas remotas, cuidar do lar. Além disso, é preciso cuidar da sua alimentação e da saúde de todos que a cercam e ainda ter um tempo para lidar com o lazer dos pequenos. Parece que as funções não têm fim. Tudo isso pode gerar a acumulação de estresse e, por conseguinte, ansiedade.



Antes de mais nada, é preciso pensar na sua saúde, não só a física, mas também a mental e a emocional. Estamos passando por uma situação atípica, por isso, algumas vezes, é preciso desacelerar. É necessário prestar atenção nas suas emoções para tentar entendê-las e, por conseguinte, equilibrá-las. Uma boa ideia seria tentar praticar meditação e os benefícios que a atividade traz para a sua mente. A prática pode liberar toxinas acumuladas pelo corpo e pela mente, além de diminuir o estresse e a ansiedade. Além disso, a meditação pode auxiliar na melhora da sua concentração, respiração e o do seu sistema imunológico.

Leia mais: Como lidar com a ansiedade durante o fim do semestre letivo em meio a pandemia da Covid-19?

Meditar não é assim tão fácil quanto parece. A prática pode até parecer fácil. Fechar os olhos, colocar incensos pelo local escolhido, cruzar as pernas, respirar pode parecer simples. Porém, a prática requer atenção e concentração. Sendo assim, separamos algumas sugestões de como te ajudar a iniciar esse novo hábito:

Antes de começar a meditar

A meditação auxilia no equilíbrio da sua saúde emocional e mental. (Foto: Reprodução/Shutterstock)


  1. Privacidade: para quem é iniciante, a principal sugestão é encontrar um local onde se possa ter privacidade. Ficar sozinho é essencial, pois é necessário manter concentração e não ser interrompido.
  2. Programar-se da maneira mais adequada: como iniciante da prática, uma sugestão seria começar com pouco tempo e ir aumentando gradativamente. Comece, por exemplo, com cinco minutos diários e, quando se sentir pronta, passe para dez minutos. É necessário lembrar que deve estabelecer um horário fixo para a prática no horário que você preferir.
  3. Opte por usar roupas confortáveis: mesmo sendo óbvio, é importante se sentir confortável na hora de meditação. Por isso, use roupas folgadas.

Durante a meditação

Escolha a posição das mãos que seja mais confortável para você. (Foto: Reprodução/iStock)


  1.  Se atente a respiração: o segredo da meditação está na respiração. Durante a prática, talvez alguns pensamentos ruins venham a sua mente, mas os deixe de lado e concentre-se em respirar. Atentar-se no ar que entra e sai é uma poderosa forma de estimular o estado meditativo e a sua concentração.
  2. Se concentre no que te remete a paz e tranquilidade: Caso não consiga ficar de olhos fechados por muito tempo, abra-os e se concentre em algum objeto ou ponto fixo que lhe tranquilize. Talvez um incenso ou a parte que algum móvel que você goste.
  3. Deixe as mãos em posições confortáveis: as posições das mãos podem variar. Algumas pessoas preferem deixá-las descansando nos joelhos ou na barriga. Já outras encostam o dedo indicador ao dedão e apoiam a mão no joelho ou usam as duas mãos numa posição de “oração”. Nesse caso, escolha a variação mais confortável para você.
  4. Utilize uma música de fundo relaxante: Gosta de música? Então escolha uma playlist ou vídeo com barulhos calmos e relaxantes. Barulhos que imitem barulhos da natureza, tais como as ondas do mar ou o farfalhar das folhas podem ajudar e estimular uma atmosfera de calmaria. Músicas instrumentais também podem ajudar.

Não conseguiu da primeira vez? Calma, não desista!

É normal não conseguir de primeira. Às vezes, o lugar que escolhido não é tão confortável, a música escolhida não agrade os seus ouvidos ou você não consegue se concentrar por tanto tempo como pensou. A meditação é uma prática, um hábito. Todas as técnicas podem ser aprendidas e aperfeiçoadas com o tempo.

7 vídeos que te ensinam a meditar e relaxar

Mesmo com todas as dicas ainda não sabe por onde começar? Então não se preocupe. Inspire-se com sete vídeos de passo a passo para iniciantes e dicas para começar a meditar hoje mesmo:

  1. Meditação para iniciantes, por Juliana Selem 
  2. Meditação para iniciantes, por Juliana Goes
  3. Meditação guiada para iniciantes, por Amanda Schultz
  4. Aprender a meditar, por Amanda Dreher
  5. Como meditar pela primeira vez, por Cadu Cassau
  6. Como meditar em 1 minuto, por Wayne Valim
  7. Meditação guiada, por Ricardo Mitra

Por: Raianne Romão

(Foto destaque: .Reprodução/Saber Viver)

Related Article

0 Comentários

Deixe um comentário