O diálogo entre pais e filhos reforça sobre a importância de se combater o novo vírus com informação em tempos de pandemia

Tanto em coletivos, quanto individuais, o período de pandemia que estamos vivendo exige cuidados redobrados de toda a população. Em decorrência do isolamento social e a quarentena, as pessoas têm ficado em suas casas e mais reservadas. Com isso, um fator que também entra em cena são os pais e filhos. Além do mais, você sabe como explicar aos pequenos o que está acontecendo no contexto atual?



Leia mais: Crianças: Quais tarefas domésticas podem fazer de acordo com a sua idade?

Um dos grandes fatos que permeiam o novo cotidiano é que as dúvidas são combatidas com informação. Para quem tem filhos ou está em família, neste período de isolamento, um dos grandes desafios é tornar possível um diálogo, de forma que as crianças possam entender o atual contexto.

Como explicar para as crianças o que é a doença?

Os especialistas recomendam que uma das melhores formas de informar as crianças é através das brincadeiras e com objetividade. (Foto: Reprodução/ Freepik)


Nesta realidade, um dos maiores questionamentos dos pais é como explicar para as crianças e informa-las sobre o que está acontecendo na atualidade. Afinal, não dá para esconder dos filhos um fato que está acontecendo diante dos nossos olhos, e com isso, as inúmeras dúvidas permeiam o pensamento dos pequenos.

Não precisa provocar pânico, mas um dos melhores caminhos, aconselhados pelos especialistas seria manter a objetividade com uma pintada de brincadeira junto a criançada. Segundo estudos, as crianças aprendem melhor brincando, isso é comprovado cientificamente. Uma das dicas essenciais é usar da criatividade para explicar o que está acontecendo, que pode ser com jogos, brincadeiras e desafios, e o melhor, tudo em casa regado a muita informação importante.

Leia mais: Como assegurar o “brincar” do seu filho durante o isolamento social?

Fique atento aos canais do Ministério da Saúde e OMS (Organizações das Nações Unidas), que são as mais seguras fontes neste período de crise. Além do mais, os portais reúnem todas informações em tempo real sobre o novo coronavírus. São vários temas e orientações a respeito do vírus, como a segurança adequada, os casos atualizados, formas de prevenção e formas de contágio.

Dicas para orientar pais e filhos

Reforçar o cuidado com a alimentação também é uma forma de alertar os filhos a respeito da nova doença. (Foto: Reprodução/ Freepik)


Pensando neste momento e com informações do Ministério da Saúde, confira 5 dicas de como orientar e proporcionar informação aos filhos em tempos de pandemia:

  • Em primeiro lugar, além da objetividade, os pais deverão ter criatividade. Pode ser por meio de brincadeiras, conversas ou até mesmo através de um momento com descontração em família;
  • Em segundo, com toda mudança será possível observar que todos os hábitos em casa estão mudando. Por exemplo, a alimentação é um desses hábitos. Uma boa dica é convocar as crianças para um momento de lazer na cozinha. Esses instantes são oportunidades de proporcionar o lazer ao fazer as refeições entre pais e filhos;
  • Em seguida, uma das dicas valiosas para este período é mostrar para as crianças como proteger a si mesmos e aos amigos. Você pode ensina-los através de músicas. Como por exemplo, cobrir o nariz ao tossir ou espirrar na frente das pessoas. Também orientar pedir ajuda quando estiver sentindo algum sintoma como dores no corpo, fraqueza ou tremedeira;
  • Além disso, ofereça segurança. Recomenda-se sempre manter um dialogo com seus filhos. Portanto, por meio dele é possível ajuda-los a lidar com estresse, criando oportunidades de relaxar e aprender;
  • Por fim, cuide também de você. Ao cuidar de você, além de mostrar que passa segurança as crianças, você também cuida do outro. Por sua vez, ele se espelhará em você ao saber que está calmo e no controle.

Por: Alexia Oliveira

Imagem em destaque: Pais ensinando os filhos a estudar. (Reprodução/Bigstock)

Related Article

0 Comentários

Deixe um comentário