Segundo a reportagem do Domingo Legal,  a família escreveu uma carta em nome de Gugu para ser lida antes do procedimento;

O processo de retirada dos órgãos de Gugu Liberato já foi realizado. O procedimento irá beneficiar cerca de 50 pessoas que estão na fila de transplante de órgãos. O corpo do apresentador continua em Orlando, nos Estados Unidos.



 

LEIA MAIS: GUGU MORRE AOS 60 ANOS DE IDADE

Conforme a reportagem exibida na tarde de hoje (24) no programa Domingo Legal do SBT, os médicos começaram a retirar os órgãos de Gugu por volta das 04h da manhã deste domingo. Antes de realizar o procedimento  que durou mais de seis horas, a equipe médica do hospital organizou um ritual de despedida para Gugu. Veja a seguir o texto da homenagem prestada à Gugu pelos médicos do hospital Orlando Health:

 

“Momento de honra,

Neste momento e a partir deste momento, honramos Antonio Augusto Moraes Liberato e essa oportunidade de salvar e melhorar a vida de outras pessoas. Ao cuidarmos dele agora, também somos responsáveis por cuidar desse gracioso presente da vida. Estendemos nosso respeito e gratidão à família e os mantemos em nossos pensamentos. Ao tocarmos a vida de muitos hoje, podemos entender nosso papel em transmitir o presente heroico da vida de um ser humano para outro. Que tenhamos um momento de silêncio agora para lembrar Gugu Liberato e todos os que se juntam à sua história do passado, presente e todos os dias à frente.”


Carta da família

Os membros da família escreveram uma carta em primeira pessoa, como se fosse uma mensagem escrita por Gugu à quem vai receber os órgãos do apresentador. A homenagem foi lida na sala de cirurgia:

 

“Deus em sua infinita bondade nos dá a oportunidade da vida. Vivi minha jornada na Terra seguindo os ensinamentos que recebi de meus pais , Augusto e Maria do Céu. Com eles aprendi a importância de olhar para o próximo com amor e fraternidade.

Agora eu sigo adiante por um caminho que me levará mais próximo ao Pai. E neste momento quero praticar os ensinamentos do mestre Jesus. Assim como ele compartilhou o pão com os seus, eu compartilho meu corpo com aqueles que necessitam de uma nova oportunidade de viver.

Aos meus familiares eu agradeço por terem realizado a minha vontade. Tenham certeza que, a partir de agora, eu estarei batendo em muitos outros corações e compartilhando minha vida com outros irmãos.

Que eu seja um instrumento de amor, oportunidade e de luz.
Gugu”


Doação de órgãos, translado e velório

Os órgãos de Gugu foram encaminhados para diversos hospitais norte-americanos. Os familiares desejaram que algum paciente brasileiro recebesse os órgãos de Gugu. Mas, devido o tempo de conservação  necessário para que o transplante seja efetivo, a equipe médica informou não ser possível. Por causa da retirada dos órgãos, o translado do corpo para o Brasil deve acontecer somente na próxima quinta-feira, (28).

Após o procedimento da retirada dos órgãos, o corpo de Gugu foi levado para o instituto responsável por fazer necrópsias e laudos de médicos. O trabalho funciona assim como o feito pelo Instituto Médico Legal (IML), no Brasil. Por lei, todos as mortes não naturais tem de passar por esses exames feitos por médicos legistas. Segundo a assessoria de imprensa de Gugu, esse exame será feito amanhã, (25), segunda-feira. Somente depois, durante a tarde, o corpo poderá ser retirado pela funerária.

Ainda de acordo com a assessoria,  o velório  de Gugu Liberato ainda não tem data para acontecer.  Entretanto, está sendo organizado na Assembleia Legislativa de São Paulo. A cerimônia será aberta ao público para que os fãs e amigos possam se despedir. A informação confirmada até o momento é a de que o sepultamento será no Cemitério Getsêmani, no jazigo da família Liberato.

O governador de São Paulo, João Dória, decretou luto oficial de 3 dias em respeito à morte de Antonio Augusto de Moraes Liberato, o eterno Gugu.

Gugu Liberato morreu aos 60 anos de idade. O apresentador já somava mais de 35 anos de carreira; (Foto: Divulgação / Record)

 

 

 


LEIA MAIS: FAMOSOS LAMENTAM A MORTE DE GUGU

 

LEIA MAIS: FILHOS DE GUGU DESABAFAM SOBRE A MORTE DO PAI

 

RELEMBRE O ACIDENTE DE GUGU

Conforme foi divulgado no Blog de Amaury Jr., o acidente com Gugu aconteceu quando o apresentador foi consertar um ar-condicionado e bateu a cabeça na quina de um móvel. A publicação diz que, Gugu caiu de uma altura de cerca de 4 metros. Quem o levou às pressas para o hospital, foi a mulher do apresentador, Rose Miriam, junto com um amigo que cuida da casa.

Gugu viajou para os Estados Unidos na terça-feira (19). Ele é pai de João Augusto, 18, e das gêmeas Sofia e Marina de 15 anos. Os filhos de Gugu moram com a mãe no país.

 

POR: GABRIELA ROSA

 

 

Related Article

No Related Article

0 Comentários

Deixe um comentário