Além de ser uma boa fonte de substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, a especiaria oferece muito mais benefícios ao seu organismo

A cúrcuma é uma planta nativa da região tropical localizada no continente Asiático. É um rizoma muito semelhante ao gengibre, tem uma cor amarelada forte devido a sua substância ativa, chamada (curcumina), possui um sabor bem característico, conhecida aqui no Brasil como açafrão da terra.



Dessa forma, o açafrão traz vários benefícios à saúde. Inclusive, um desses, é o fato dele ser anti-inflamatório e possuir grande ação, antienvelhecimento. Além do que estudos afirmam que ele é capaz de reduzir o risco de Alzheimer. E ainda protege contra diversos tipos de câncer.

Além disso, essa especiaria é amplamente utilizada na culinária, na produção de medicamentos, suplementos e cosméticos. Porém, a melhor maneira de ingerir o açafrão é cru, ou seja, sem passar por processos quentes de cozimento, sempre misturado a óleos e gorduras, já que o pó é lipossolúvel, se dissolvendo apenas em lipídios.

Leia mais: Vista-se de si e descubra o poder da sua imagem para vencer tempos de crise


O açafrão ajuda desintoxicar o fígado e auxilia na digestão. (Foto: Reprodução/Ncultura)


A nutricionista especialista em nutrição clínica e esportiva, Amanda Ribeiro (CRN:24300/p), fala sobre os benefícios do consumo do açafrão para a nossa saúde:

Dentre os benéficos do consumo estão:

  • A Diminuição da oxidação de (LDL) conhecido como o colesterol ruim
  • Poderoso anti-inflamatório.
  • Inibe a agregação plaquetária. Além disso, podendo ser usada para a prevenção de trombos.
  • No Diabetes tipo II tem ação na diminuição dos níveis de hemoglobina glicosada.
  • Protege contra danos inflamatórios nos olhos
  • Auxilia no tratamento de artrose e artrite
  • Podendo ser utilizada como estratégia nutricional no tratamento de cânceres por inibir vias sinalizadoras para a proliferação das células cancerígenas.

 

Sobre a posologia: De acordo com a nutricionista Amanda a recomendação diária é de 5 g, o mesmo que uma colher de chá.

Dessa forma, é sempre bom observar nos ingredientes a pureza da especiaria se não existe misturas de outros ingredientes.

Lembrando que essa especiaria deve ser incorporada a uma alimentação equilibrada, sempre que utilizo o açafrão na composição dos planos alimentares, deixo claro aos pacientes a importância do conjunto de fatores que contribuem para uma boa nutrição e melhora da qualidade de vida”, conclui.

 

Por: Jesus Henrique

(Foto Destaque: O açafrão contém diversos minerais e vitaminas, com destaque para o potássio. Reprodução/Catraca livre)

 

Related Article

0 Comentários

Deixe um comentário