Saiba a importância deste acontecimento para mulheres negras e para a cultura negra americana  

Nessa segunda-feria, 30, posando para a Vogue Britânica, Rihanna ultrapassa Madonna, e se torna a artista que está em maior número de capas da Vogue ao redor do mundo. Presente na capa de 27 revistas, enquanto Madonna esteve em 26 publicações. Dessa forma, a cantora, que além de ser um dos grandes nomes da música atualmente e dona da marca de lingerie (Savage x Fenty), agora está quebrando barreiras e fazendo história do mundo da moda. 



A dona do hit “Needed me”, postou em seu Instagram fotos suas na edição especial do mês de maio da Vogue Britânica. De fato, na capa, Rihanna aparece usando em sua cabeça um detalhe bastante conhecido nos Estados Unidos, a bandana Durago que gerou bastante comentários entre várias pessoas ao redor do mundo. Afinal, foi a primeira mulher negra a usar esse acessório que caracteriza a cultura negra estadunidense em uma revista que ditava a moda branca e europeia.

Leia Mais: Babu fica emocionado após saída de Prior

Rihanna capa Vogue

Rihanna usando durag em sua capa na revista Vogue Britânica ( Foto: Uol)


 A bandana Durag 

Surgiu  no seculo XIX, então, usado por mulheres negras escravizadas , que tinha como finalidade proteger seus cabelos do sol forte. Antigamente, as tranças e turbantes eram proibidos, assim, o acessório era a única opção.

Logo após, o durag ressurgiu nos anos 70 com o movimento hip hop, todavia, dessa vez era majoritariamente de homens negros, que além de proteger os cabelos, também ajudam a dar o efeito de ondas no cabelo. Infelizmente, por um tempo, o uso passou a ser proibido em escolas, com a ideia de estar ligado a gangues. Porém, ficou bastante popular entre os americanos, sendo hoje marca do hip hop. Atualmente, não é proibido e nem há restrição de gênero.

Representatividade as mulheres negras africanas

Com o intuito de, enaltecer as mulheres africanas, a compositora não pensou duas vezes! Trouxe marcas históricas e posou nas  fotos com um penteado que era usados apenas por essas mulheres negras africanas. O que, atualmente, ajudou a reforçar e a dar importância a cultura negra.

Rihanna capa Vogue

O penteado usado pelas mulheres africanas nas fotos da Vogue (Foto: Reprodução/PapelPop)


Por Marina Lemos 

Imagem Destacada: Portal Popeek

Related Article

0 Comentários

Deixe um comentário