Teatro e Vídeo online proporcionam o desenvolvimento de crianças e adolescentes durante a quarentena

Junto ao coronavírus e a necessidade de isolamento social, foi preciso uma readaptação ao contexto que se formou. Desse modo, o home office se instaurou e o online passou a ser o novo presencial. Assim, o contato pessoalmente foi substituído pelo contato virtualmente. Toda essa adaptação pode desenfrear medos e ansiedades, tornando importante um amparo sentimental. Nesse sentido, aulas de teatro, vistas até mesmo como terapia, precisaram ser remodeladas para acompanhar o mundo online e a saúde emocional de uma geração afetava com a Covid-19.



Além disso, a internet e as redes sociais tornaram o vídeo uma fonte de consumo constante e uma ferramenta explorável para a atuação. Então, a união do teatro e do vídeo chegou à atividades artísticas que podem ser desenvolvidas para alcançar diversos benefícios aos praticantes.

Leia mais: Ser x Ter: A volta do humanismo no isolamento social

Teatro e vídeo auxiliam crianças e adolescentes a lidar com as emoções.

Teatro e vídeo auxiliam crianças e adolescentes a lidar com as emoções. Foto: (Reprodução / Arte Lunetas)


Teatro como terapia

Já não é novidade que, indiferente ao meio de execução, o teatro é uma indicação para possibilitar a desinibição. Inclusive, provavelmente, se houver um questionamento,  esse seja o primeiro benefício dessa arte a vir na cabeça de muitos.

Assim sendo, o professor de teatro e vídeo Charles Camargo, relata que já presenciou diversos casos de evolução nesse quesito. “É comprovado, vejo acontecer a questão de reduzir a timidez e eliminar a fobia social. Também, a comunicação verbal e não verbal, voz e corpo, melhoram”, contou.

Prestes a completar quatro anos ministrando aulas, roteirizadas e dirigido peças, o professor conta que muitas crianças chegam até sua sala de aula retraídas e cautelosas e, após um tempo, não querem mais ficar sem o teatro. “É bonito de ver o quanto os alunos crescem. Aquele que chega quietinho no primeiro dia de aula, após um semestre de dinâmicas e preparos, sobe ao palco e se apresenta como se nunca tivesse passado pela timidez”, descreveu ele.

Conforme professor,“é incrível como os alunos vão desenvolvendo a personalidade com o teatro”. Foto: (Reprodução / Charles Camargo)


De acordo com Charles, o teatro traz ainda muitos outros benefícios. Entre eles, está o autoconhecimento, o aperfeiçoamento da memorização, da concentração, da autoestima e do potencial criativo. Também, são desenvolvidas habilidades e competências sociais, motivando valores de empatia e respeito ao próximo.

Saúde emocional

Assim, todos esses pontos desenvolvidos com as dinâmicas teatrais chegam na consequência de uma boa saúde emocional.  Algumas vezes, somente a preocupação com a saúde do corpo recebe atenção. Porém, uma mente sã é essencial e também merece dedicação, principalmente em um momento de isolamento social e mudanças de rotinas.

Conforme a Associação de Saúde Emocional de Crianças, “a saúde emocional está relacionada à capacidade que o indivíduo tem de gerenciar as próprias emoções, e que resulta em um estado de bem estar. Desta forma, constatamos o quanto é importante desenvolver habilidades emocionais e sociais que contribuem para uma vida mais saudável”.

Em síntese, desenvolver a saúde emocional trará compreensão sobre sentimentos e como lidar com eles, resultando em mais equilíbrio e qualidade de vida. Portanto, assim como exercícios físicos e boa alimentação cuidam do corpo, o autoconhecimento e o aprendizado para lidar com as sensações, cuidam do emocional.

Crescer com autoconhecimento

Aprender a lidar com as emoções é indispensável para um bom desenvolvimento.

Aprender a lidar com as emoções é fundamental para um bom desenvolvimento. Foto: (Reprodução/Recanto)


Por vezes essa preocupação é limitada à adultos. Contudo, crianças e adolescentes estão em crescimento físico e emocional e também necessitam de cuidados. Portanto, vem a importância de buscar meios para esses aperfeiçoamentos. Nesse hiato, o professor Charles Camargo dedica seus trabalhos em aulas teatrais infantis e juvenis. Charles destaca que percebe o quanto o teatro auxilia na saúde emocional dessas faixas etárias.

Segundo ele, “quando somos crianças, estamos em formação do que achamos certo ou errado e bom ou ruim. Isso confunde a cabeça. Então, o teatro é uma possibilidade de escape. O teatro não é só se apresentar em um espetáculo, o teatro ajuda na vida pessoal. E existe sim a vida pessoal da criança. Quem coloca a criança no teatro está dando importância para isso“.

Logo após, Charles declarou um pensamento que costuma compartilhar com seus alunos quanto à importância de os pais terem os levado para o teatro. “Vocês sabiam que os país de vocês amam muito vocês? Pois, pais que colocam no teatro, amam muito seus filhos”, disse ele.

No mais, o professor contou que o teatro pode auxiliar, também, em um melhor desempenho escolar. Conforme ele, a criança que pode extravasar com o teatro, consegue se concentrar mais nos outros compromissos.

Encontros online

Por isso, atividades de teatro e vídeo podem ser um refúgio ao momento de incertezas e adaptações do coronavírus. O vídeo se une aos benefícios do teatro em frente a uma câmera. Isto é, já que o presencial não pode acontecer, o auxilio à saúde emocional proporcionado por essa arte é levado à cada lar, com encontros online.

Arte em casa

Então, é com esse objetivo que surgiu o grupo Estrelar (@estrelar.grupo). Nele, o professor Charles Camargo realiza, semanalmente, aulas online com os futuros atores e atrizes. Charles utilizou a experiência de sala de aula e palco para dividir esse conhecimento com os alunos, por meio de tarefas que funcionem a distância. Nos encontros, eles desenvolvem habilidades vocais e corporais, criam, atuam e expressam emoções. Além disso, é um momento de trazer descontração e seguir desenvolvendo os benefícios do teatro.

Os encontros online ocorrem aos sábados e o grupo oferece uma aula experimental para quem quiser conhecer o projeto.

Os encontros online ocorrem aos sábados e o grupo oferece uma aula experimental para quem quiser conhecer o projeto. Foto: (Reprodução / Grupo Estrelar)


“É uma forma de a criança ver que as coisas ainda estão normais de algum jeito, encontrar amigos, desenvolver as habilidades e se entreter no isolamento. Vamos focar a energia em uma atividade saudável”, explicou o professor.

O Estrelar é formado por alunos que já tinham aulas de teatro presencial, antes do novo coronavírus. Assim, os jovens quiseram seguir com essa prática durante o período de quarentena. Porém, a ideia é aumentar o grupo e proporcionar essa experiência online ao maior número de crianças e adolescentes possíveis, sem pré-requisitos. Desse modo, o Grupo Estrelar pode ser contato através de suas redes sociais.

Por fim, Charles deixou mais uma dica: “caso não se encontre no teatro, faça dança, faça aula de música, escolha a arte que melhor se identificar e inclua na sua rotina. Vale a pena, os benefícios são muitos e vocês irão sentir em suas casas”.

Enfim, formar saúde emocional, unindo ações e sentimentos, pode resultar em bons projetos e belos momentos. Entender o que se passa dentro de si, torna mais compreensível, também, o mundo externo e a arte pode ser um retiro nesse caminho.

Por: Bruna Santos

Imagem destaque: (Foto: Reprodução/Intelidata)

Related Article

0 Comentários

Deixe um comentário