Livro do crítico e curador Antwaun Sargent mostra o trabalho dos fotógrafos negros mais influentes da moda contemporânea

Através do portfólio de 15 fotógrafos, o livro “The New Black Vanguard” (A Nova Vanguarda Negra) aborda uma transformação que está ocorrendo no mercado da moda e da arte.



Assim, essa nova geração de fotógrafos negros conta histórias através de sua cultura, vivências e pontos de vista.

Capa da Vogue

Ademais, Tyler Mitchell, um dos fotógrafos que aparece no livro, após fotografar a cantora pop Beyoncé tornou-se o primeiro artista afro-americano a ter uma de suas imagens publicadas na capa da Vogue (em sua história de mais de 100 anos). Porém, ele não seria o fotógrafo de escolha da revista se não tivesse sido uma condição imposta por Beyoncé.

Contudo, conhecido por suas representações de utopias negras, Mitchell procura visualizar o que ele mesmo chama de “uma gama completa de expressões possíveis para um homem negro no futuro”. 

“A apresentação de figuras negras nas passarelas e capas, na mídia e na arte, tem sido um marcador para comunidades cada vez mais inclusivas. Ainda mais, o vocabulário visual contemporâneo em torno da beleza e do corpo está sendo reescrito com nova vitalidade e substância, graças ao aumento de imagens poderosas criadas por uma comunidade internacional de fotógrafos negros”, diz o texto de apresentação do livro.

 Leia mais: Moda Minimalista: Saiba o que é, veja peças e inspirações

Agora, conheça um pouco do trabalho de quatro desses fotógrafos:

Namsa Leuba 

Então, a fotógrafa suíça de 37 anos publicou seu trabalho na New York Magazine e na Libération. Em 2012, recebeu o Prêmio PhotoGlobal no Festival de Fotografia de Hyères.


Fotografia de moda por Namsa Leuba. (Foto: Reprodução/Site Namsa Leuba)


Campbell Addy, também um dos fotógrafos

O fotógrafo de 27 anos, nascido em Londres, lançou seu primeiro livro, Unlocking Seoul (Destrancando Seoul), em 2017. Mas, ele também lançou uma revista, a Niijournal, e uma agência de modelos, a Nii Agency, a fim de destacar talentos emergentes.


Fotografia de moda por Campbell Addy. (Foto: Reprodução/Pinterest)


Tyler Mitchell

O fotógrafo americano de 25 anos está sediado em Nova York. Em 2018, ele se tornou o primeiro fotógrafo negro a fotografar a capa da Vogue americana e foi incluído na lista da Forbes de 2019 dos ’30 abaixo de 30′.


Capa da Revista Vogue por Tyler Mitchell. (Foto: Reprodução/Site Vogue)


Nadine Ijewere 

Por fim, a fotógrafa inglesa-jamaicana-nigeriana de 28 anos, nascida em Londres, apareceu na Allure e na W.

Entretanto, em 2018, ela fotografou uma capa da Vogue britânica, tornando-se a primeira mulher negra a fazer isso.


Fotografia de moda por Nadine Ijewere. (Foto: Reprodução/Site Nadine Ijewere)


Por: Geórgia Ayrosa

(Foto Destaque: Da esquerda para direita: Fotógrafos Tyler Mitchell, Campbell Addy, Nadine Ijewere e Namsa Leuba. Reprodução/Dazed/Office Magazine/British Vogue e La Prairie)

Related Article

0 Comentários

Deixe um comentário