Viúva Negra “estava pronta” para o coroamento de Vingadores Ultimato

Vingadores: Ultimato celebra um ano desde sua estreia no cinema. Viúva Negra teve sua primeira aparição nos cinemas em 2010. Scarlett Johansson dá vida à personagem Natasha Romanoff da Marvel Comics desde então. A heroína passa a compor a primeira formação dos Vingadores no cinema em 2012 ao lado de Hulk, Homem de Ferro, Capitão América, Gavião Arqueiro e Thor.



Com um arco de 11 anos e mais de 20 filmes, Kevin Feige com grande time de redatores e diretores deram vida ao MCU. O Universo Cinematográfico da Marvel expandiu o conceito de cinema. Nessa data especial iremos percorrer a história e conhecer aquilo que os cinemas não mostraram sobre a heroína.

Leia mais: Um ano de Vingadores Ultimato: a história do Homem de Ferro

Bem diferente do que vemos nos cinemas. Essa é a versão original da Viúva Negra quando surgiu. O colã preto surgiu anos depois como hoje conhecemos. (Foto: Reprodução/Marvel Comics)


Viúva Negra, sua criação

A saber, Viúva Negra foi criada por Stan Lee, Don Rico e Don Heck. Sua primeira aparição da personagem foi em Tales of Suspense #52 em Abril de 1964.  Na história ela era uma super espiã soviética inimiga de Tony Stark (Homem de Ferro).

Ademais, na história a URSS envia dois agentes especiais para matarem o cientista Anton Vanko, entre eles está Natasha Romanoff. O Homem de Ferro tenta impedir, mas, no final da história um dos agentes e Vanko são mortos na batalha. Anos mais tarde Natasha reaparece em Tales of Suspense #57, agora sendo aliada de Gavião Arqueiro, Clint Barton. A edição marca a primeira aparição nos quadrinhos do herói de arco e flecha.

Então, novamente a dupla é derrotada pelo Homem de Ferro, mas o Gavião Arqueiro desiste de sua vida de crimes e vira um herói.  Depois de algum tempo Natasha, decide romper os laços com a União Soviética por que está apaixonada por Clint Barton. Porém, é sequestrada e passa por uma lavagem cerebral o que a faz continuar sendo uma terrível vilã.

Por fim, em 1970 a personagem finalmente teve uma repaginada, usando o famoso colã preto e o cabelo ruivo. Natasha estreou em Amazing Spider-Man #86, a revista do Homem-Aranha, desenhada por John Romita, o criador do novo visual.

 

O arco de Viúva Negra, a “Vingadora mais difícil de apresentar nas telas”, segundo Kevin Feige

Scarlett Johansson é Viúva Negra na franquia da Marvel (Foto: Reprodução/Marvel Studios)


Natasha Romanoff nasceu em 1928 em Stalingrado, na então União Soviética. Sua cidade foi invadida e sofreu um grande massacre. O Partido Nazista ateou fogo contra o prédio onde Natasha morava com sua família, sua mãe a jogou para fora antes de morrer queimada e por isso ela ficou órfã. Logo em seguida, foi resgatada por Ivan Pietrovitch, que se tornou seu grande tutor. Graças a ele Natasha entrou para o famoso programa Sala Vermelha, que teria como finalidade formar agentes secretos.

No momento em que Kevin Feige, hoje, presidente da Marvel Studios, esteve na CCXP de 2019 no Brasil, ele nos deu valiosas informações sobre a personagem. Para abrir a Fase 4 do MCU, o filme solo da heroína ganhará uma espécie de spin-off, contanto seu passado e um pouco de sua personalidade.

Conforme a fala de Feige, “ela é a Vingadora mais difícil de descrever, de interpretar, de  levar ao cinema. Pois ela, a todo o tempo controla seus sentimentos. Nunca se sabe o que ela sente. E ela nunca se permite chorar, ou demonstrar qualquer sentimento perto de alguém”.

A enigmática Sala Vermelha em Vingadores Era de Ultron

Em Vingadores Era de Ultron tivemos uma noção da Sala Vermelha. Acima, vemos a heroína na enigmática sala no trailer de seu filme solo. (Foto: Reprodução/Marvel Studios)


Desse modo, na conhecida Sala Vermelha, Natasha fingia ser treinada como bailarina, enquanto se tornava mestra em artes marcias de todos os tipos. Podemos ver um pouco disso em sua visão causada pela Feiticeira Escarlate, a Wanda Maximoff (Elizabeth Olsen) em Vingadores 2: Era de Ultron lançado em 2015.

Então foi sequestrada por uma organização japonesa chamada Tentáculo, mas foi resgatada por Logan (Ele ainda não era Wolverine) e Capitão América.  Ao longo dos anos 1950, ela passou por vários experimentos científicos que fizeram com que não envelhece.

Durante a Guerra Fria, começou seu trabalho como Agente secreta e foi treinada por Bucky Barnes, o Soldado Invernal, ex-parceiro de Capitão América.

 

Filmografia e seu desenvolvimento no MCU

Natasha Romanoff em Homem de Ferro 2. (Foto: Reprodução/Marvel Studios)


Enfim, sua primeira aparição dá-se em Homem de Ferro 2. Aliada à S.H.I.E.L.D., a pedido de Nick Fury (Samuel L. Jackson), Natasha faz o que sabe fazer de melhor. Infiltra-se na empresa Stark e e passa de assistente do bilionário ao lado de Pepper Potts. No longa, Stark é alvo do governo e isso gera uma série de conflitos. É a primeira vez que Viúva Negra, já de cabelos ruivos, entra em ação. E que ação! Jon Favreau retorna ao longa do Vingador e lança a continuação da franquia em 2010.

No entanto, essa aparição introdutória serviu para encaixar perfeitamente a heroína no time dos Vingadores, de 2011 dirigido por Joss Whedon. Natasha surge como um dos membros mais importantes da S.H.I.E.L.D. Ela trabalha junto de Nick Fury e do agente especial Phillip Coulson (Clarck Greg). No longa Nick Fury (Samuel L. Jackson) convoca um grupo de pessoas com grandes habilidades, mas que jamais haviam trabalhado juntas. Por algum motive é ela que irá se aproximar de Bruce Benner (Mark Ruffalo) e convencê-lo de entrar pro time.

Ademais, a “agente dupla” continua com seu papel ao lado de Steve Rogers em Capitão América 2: o soldado invernal, de Anthony Russo e Joe Russo. O longa chegou aos cinemas em 2014. E, em 2015 Viúva Negra surge em mais uma reunião do time de heróis. Em Vingadores: Era de Ultron, filme dirigido por Joss Whedon, Nathasha começa a se destacar por um possível espírito de liderança.

 

De “Guerra Civil”…

Viúva Negra /Natasha Romanoff (Scarlett Johansson) e Capitão América/Steve Rogers (Chris Evans). (Foto: Zade Rosenthal / Marvel Studios/Reprodução)


A saber, as coisas complicam na vida da heroína em Capitão América: Guerra Civil. O roteiro do longa apresenta a divisão na equipe de heróis mais famosa do universo cinematográfico. O longa de 2016 é novamente dirigido pelos irmãos Russo. Os heróis são pressionados pelo governo a assinar um tratado. O Tratado de Cracóvia prevê o controle dos atos e intervenções dos heroir.

Sem dúvidas essa ação gerou divergências em toda a equipe. Dois lados opinativos foram gerados. Logicamente, Viúva Negra se revelou mais uma vez uma espécie de agente dupla. Isso a comprometeu, e a fez “sumir do mapa” por um tempo.

… para o filme solo da heroína Viúva Negra

Viúva Negra. Pôster Oficial. (Foto: Reprodução/Marvel Studios)


Portanto, o próximo trabalho do MCU a ser lançado é o filme solo da heroína que a colocará nesse passado turbulento. “Preciso resolver coisas incompletas do meu passado”, afirma a personagem na sinopse. Apesar do filme solo de Natasha Romanoff ser pós-Thanos, seu longa se encaixa logo após os eventos de Guerra Civil.

Segundo sinopse oficial: em Viúva Negra, após seu nascimento, Natasha Romanoff (Scarlett Johansson) é dada à KGB, que a prepara para se tornar sua agente definitiva. Quando a URSS rompe, o governo tenta matá-la enquanto a ação se move para a atual Nova York, onde ela trabalha como freelancer. Após aventuras com os Vingadores, ela retorna para seu país de origem e se une à antigos aliados para acabar com o programa governamental que a transformou em uma assassina. O longa é dirigido pela diretora Cate Shortland e chega aos cinemas em 29 de outubro de 2020.

 

A conclusão e a entrega total da personagem

Viúva Negra em Vingadores: Ultimato. (Foto: Reprodução/Marvel Studios)


Em virtude de toda a sua trajetória, depois de “resolver” o que ficou “solto” em seu passado. Natasha retoma ao QG dos Vingadores, e ela surge ao lado de Steve Rogers já liderando a equipe. Ou o que restou dela após o embate de “Guerra Civil”. Em Vingadores: Guerra Infinita os heróis terão que enfrentar a maior ameaça de todos os tempos: Thanos.

Portanto, chegamos à sua cena maior e mais impactante de sua história. Em Ultimato, a Fase 3 dá à Viúva Negra uma conclusão digna de se vangloriar de toda a sua trajetória. Em pequenas cenas do longa de 2019, vemos o quanto a heroína se controla em relação às suas emoções e temores. Inconformada com o desfecho da história, a heroína alimenta a esperança de consertar tudo.

Enfim, no audacioso plano de recuperar as joias do Infinito, Viúva Negra e Gavião Arqueiro caem em Vormir, onde “dorme” a joia da alma. “O que mais desejam está diante de vós, assim como o que mais temem”. Uma alma em troco de outra. A regra era clara. E, Natasha, “estava pronta” para “consertar” tudo, para reparar os erros que cometeu.

Decerto, ela se entrega, sacrifica-se para salvar seus amigos. Trazer de volta todos que Thanos transformou em pó. O longa de 25 de abril de 2019 encerra o arco do Thanos. Dirigido por Anthony Russo e Joe Russo.

 

Vingadores Ultimato, um ano

Poster de Vingadores Ultimato. (Foto: Reprodução/Marvel Studios)


Vingadores Ultimato foi o pioneiro na história dos cinemas a esgotarem todos os ingressos em sua pré-estreia. Muitas pessoas só conseguiram assistir ao filme que encerrava um importante ciclo no quinto dia pós lançamento.

Aliás, o filme foi líder de bilheteria, tirando do pódio, o sucesso de James Cameron Avatar. Mesmo com maior bilheteria mundial, o filme não teve grandes indicações ao oscar. Concorrendo a apenas uma estatueta, o longa perde para os efeitos visuais para o trabalho de Sam Mendes com 1917.

 

Por: Dione Afonso

Imagem em destaque: Scarlett Johansson é Viúva Negra/Natasha Romanoff na franquia da Marvel, no MCU. (Foto: Reprodução/Marvel Studios)

Related Article

0 Comentários

Deixe um comentário